booked.net

ALIMENTE-SE BEM

13 de abril de 2020

A experiência de isolamento por causa do Novo Coronavírus, tem sido algo novo para muitas pessoas e mesmo estando em quarentena em casa, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, pois em tempos de Coronavírus, ter uma boa imunidade é essencial.

Uma boa alimentação pode ajudar a passar pela quarentena com um nível menor de estresse.

Como manter os hábitos saudáveis durante o período de isolamento?

É recomendável que você se organize em relação às refeições para fazer suas compras e dessa forma, não será necessário sair de casa tantas vezes para ir ao supermercado, bom que evita o contato com outras pessoas.

Frutas ricas em vitamina C

Durante a semana, devemos tentar consumir pelo menos três porções de frutas por dia. As frutas nos fornecem uma grande quantidade de vitaminas e antioxidantes. Podemos consumi-las como sobremesa, no café da manhã ou entre as refeições. Desta forma, evitamos comer alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos e outros tipos de sobremesas.

O ideal, é que pelo menos uma delas seja uma fruta rica em vitamina C. Podemos escolher entre:

– Abacaxi

– Laranja

– Limão e toranja

– Morangos e mirtilos

– Kiwi

Fontes de proteína de qualidade

É importante lembrar que a proteína deve estar presente nas principais refeições do dia. As proteínas fazem parte de muitas estruturas corporais e nos ajudarão a evitar a perda de massa muscular.

Além disso, são alimentos que saciam e facilmente digeríveis – exceto as leguminosas, para algumas pessoas.

Um jantar a base de proteína, é ideal para nos ajudar a dormir bem:

-No café da manhã: flocos de aveia, iogurte, leite, oleaginosas ou pão integral.

-No almoço e jantar: peixes oleosos e brancos, ovos, leguminosas e carne branca. E também as alternativas vegetais, como tofu, tempeh e seitan.

Vegetais de várias cores

Com grande fonte de fibras, antioxidantes e outros nutrientes, os vegetais são ótimos para alimentação, pois eles são alimentos ideais para as nossas bactérias intestinais e nos ajudam a regular o trânsito digestivo. Além disso, é benéfico para a saúde incluir mais alimentos vegetais na dieta.

Eles devem ser consumidos principalmente no almoço e no jantar. Eles podem ser o prato principal ou um acompanhamento. Os cozimentos mais leves, como cremes ou legumes cozidos, devem ser reservados para o jantar.

Alimentos ricos em probióticos

A flora intestinal, deve ser bem cuidada, pois tem efeitos benéficos no sistema digestivo e imunológico. Alimentos ricos em bactérias, como iogurtes, kefir, tempeh, kombucha, chucrute e missô podem ser consumidos em pequenas porções diariamente.

Alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um componente da proteína – um aminoácido – e um precursor da serotonina que é um hormônio que desempenha um papel fundamental no humor e no equilíbrio emocional, o que pode nos ajudar nos dias de pandemia, quando podemos estar mais expostos ao nervosismo, estresse e ansiedade.

Portanto, comer alimentos ricos em triptofano durante o dia nos ajudará a regular bem a sua secreção. Os mais ricos nesse aminoácido são os laticínios, amêndoas, banana, gergelim e sementes de abóbora, abacate e carne.

Cereais integrais

A batata, arroz, macarrão, pão, quinoa ou cuscuz são uma das principais fontes de energia, principalmente se tivermos que continuar trabalhando em casa, estudando ou planejando uma boa sessão de exercício físico.

Se não tivermos tanto apetite ou reduzirmos bastante a nossa atividade diária, podemos reduzir as porções de carboidratos. O ideal é escolhermos as versões integrais, que possuem mais fibras e nutrientes do que as versões refinadas.

Gostou das dicas? Então coloque em prática e cuide da sua saúde:

– Monte um cardápio saudável para toda a semana.

– Tente regular os horários de cada refeição.

– Evite comer enquanto trabalha ou realiza outras atividades.

– Tenha alguns recursos na despensa e no freezer, caso em algum momento não tenha vontade de cozinhar ou se ficar sem comida fresca.

– Hidrate-se com água, caldos ou infusões e evite o consumo de álcool e bebidas açucaradas, energéticas ou estimulantes.

Com essas dicas diárias sobre o que comer durante a quarentena, podemos comer de forma saudável e evitar compras desnecessárias. Isso nos permitirá cuidar do nosso corpo e do nosso bem-estar emocional.

FONTE: Melhor com Saúde / Portal R7

Leia também