booked.net

Artesão transforma raízes e árvores descartadas em peças de luxo

Por Cristiane Melo - 7 de fevereiro de 2020

Lascas de madeira, raízes e troncos de árvores abandonadas em sítios e fazendas se transformam em obras de arte nas mãos do artesão Roque Lopes, ou Roquinho como ele é carinhosamente conhecido.

A jornalista Cristiane Melo foi até a cidade de Riachão do Jacuípe, situado na região Sisaleira da Bahia, a aproximadamente 190 kms da capital baiana, para conhecer de perto o local onde ele fábrica as peças.

A Oficina das Artes fica às margens da Br324, rodovia Lomanto Júnior em Riachão do Jacuípe. Lá Roque tanto expõe quanto faz de forma bem artesanal vários objetos utilizando madeira. O diferencial é que além de árvores comuns, ele utiliza raízes de árvores que foram descartadas, trazendo realmente o lado artístico de transformar algo que não seria mais utilizado.

Por ser algo “reciclado”, o desafio de transformar em arte é maior. As peças que ele mais gosta de montar são aquelas que utilizam as raízes como matéria prima. É onde o artesão consegue demonstrar sua delicadeza e habilidade.

“ Trabalho há mais de 15 anos com Arte em madeira, antes construía mesas de sinuca, também exportei para o Japão vários objetos como caixas em madeira e bandejas. Hoje o meu trabalho se transformou em um hobby, algo prazeroso e que faço com muito zelo?”, afirmou Roque.

Tem entre as técnicas utilizadas para trabalhar a ladeira uma nos chamou bastante atenção?. Trata-se das chamadas Figuras de Lichtenberg. O nome é em homenagem ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg, e são criadas de maneira similar a como os relâmpagos se formam no céu durante uma tempestade.O experimento é fascinante e traz um resultado incrível na madeira?.

Confira a reportagem completa no link abaixo:

Leia também