booked.net

Hospital Clériston Andrade forma 1ª Turma do Curso de Libras

Por ASCOM/HGCA - Jornalista Cristiane Melo - 18 de fevereiro de 2020

“O curso de libras foi algo ímpar em minha vida. Trabalho na Classificação de Risco do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), porta de entrada dos pacientes, e ao longo do curso percebi que atendemos muitos surdos na unidade. Foi muito bom poder colocar em prática a língua de sinais e me comunicar melhor com estes pacientes. Eles ficam emocionados quando percebem que estamos entendendo sua língua e desta forma oferecemos um serviço ainda mais humanizado”. Este foi o depoimento da enfermeira Tanuza Moreira, uma das concluintes da 1ª turma do curso de Libras do HGCA. A formatura foi realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, no auditório do HGCA e contou 30 funcionários. Uma nova turma com 50 servidores já foi formada, as aulas terão início em março deste ano.

Na opinião do diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, a implantação da língua de sinais é uma necessidade e um grande avanço para a unidade. “Nossos funcionários são guerreiros, esta primeira turma de formandos trazem para nós do Hospital Clériston Andrade o atendimento necessário. Trata-se de um novo serviço, com mais respeito e dignidade para a população surda”, afirmou Dr. Pitangueira.

O I Curso Básico de Libras do HGCA possui o título “ASAS: Acessibilidade em Saúde no Atendimento de Surdos”, e trata-se de um treinamento oferecido aos servidores através da Diretoria de Enfermagem e do Centro de Educação Permanente (CEPER), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A capacitação é realizada pela professora Midian Jesus de Souza Marins (UFRB), e o professor Marcílio de Carvalho Vasconcelos (UEFS). A ação visa oferecer formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da área de saúde buscando promover acessibilidade na referida língua para usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de acompanhante/intérprete.

O evento contou com a presença do diretor-geral, José Carlos de Carvalho Pitangueira, da diretora de enfermagem Gislane Marins, Ivanildo de Medeiros Oliveira – Estudante da UFRB/CAHL (Palestrante), Elaine Figueredo Vasconcelos (Presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana), além de coordenadores e servidores da unidade. Os formandos concluíram a cerimônia com uma Homenagem aos Professores, cantando a música: “Ao Mestre Com Carinho” em libras, momento de muita emoção para os presentes.

Leia também