booked.net

Leitura em voz alta e o sono

Por Sisia Carneiro Professora, educação parental e consultora materno infantil. - 21 de agosto de 2021

Quando se trata de SONO não basta só fazer RITUAL, ter uma ROTINA estruturada ou AMBIENTE adequado. Há outros pilares que devemos levar em consideração como a conexão, vivência e sentimentos. E como trabalhar ter essa vivência?

A LEITURA em VOZ ALTA pode ser um caminho! A leitura aproxima, proporciona tempo de qualidade e cria na criança o senso de pertencimento e importância.

Segundo Mackenzie, a Leitura em Voz Alta pode ser um dos passos mais importantes para uma RELAÇÃO saudável e duradoura. Quando você senta junto do seu filho para ler é uma oportunidade de gerar VÍNCULOS, criar laços AFETIVOS e promover o diálogo!

Quando começar? Se você está grávida, comece a ler agora e prossiga com esse hábito quando seu filho nascer. A sua voz irá acalmar seu Filho! Para os pequenos, dê preferência aos livros ilustrados e com rimas.

Quando seu filho aprender a ler, continue … ( Muitos pais param de ler junto com seus filhos a partir dessa fase!). Essa prática não vai deixá-lo “preguiçoso” como escutei de uma mãe ao falar do motivo pelo qual não lia para sua filha com 10 anos.

Já pensou na relação que seu filho irá construir com a leitura diante desses momentos?

Certamente ele irá associar a leitura a algo prazeroso, que o aproxima da família e não como uma obrigação!

Ah, meu filho tem 11 meses, comecei a ler para ele, mas ela não presta atenção! Será? Estudos relatam que crianças menores, abaixo de 3 anos, conseguem se concentrar melhor na leitura quando estão fazendo algo. Logo, deixe seu filho manipular um brinquedo, por exemplo.

Percebo isso aqui na prática. Às vezes, o papai aqui quer parar a leitura quando Lay, de 2 anos e 5 meses, está aparentemente “entretida”, brincando com a nossa cachorrinha, por exemplo, e eu digo: Continue! E do nada, ela completa a história!

Lá na frente, seu filho pode até não se lembrar da história que você contou, mas, se lembrará dos momentos de leitura junto com você. Então, comece já e siga em frente!

 

Leia também