booked.net

Manual do glitter: tudo sobre como aplicar e remover o brilho do carnaval

Por Portal Viver Mais - 23 de fevereiro de 2020

Carnaval e glitter é uma combinação para ninguém colocar defeito. Mas qual é o melhor tipo? Como colar os brilhinhos na pele e durar o bloco inteiro? E como tirar depois? Esses  brilhinhos são versáteis e podem ser úteis de muitas formas: nos olhos, nos lábios, nas bochechas, no corpo… E até no cabelo, se você quer fugir da maquiagem e fazer algo “diferentão”.

Veja as dicas de como usar, como aplicar e como remover:

 

Glitter no rosto

 

 

Aplicar glitter no rosto é a forma mais fácil de ir brilhante para o bloco! Aposte na ideia colocando os brilhinhos nas bochechas ou até nos ossinhos da sobrancelha.

Como aplicar? De acordo com Gleica Thauara, make up artist do salão In Beauty, colar a purpurina no rosto é muito fácil. Qualquer produto cremoso ou líquido contribui nessa tarefa. As opções vão desde primer, protetor solar, hidratante, base líquida até as próprias colas para glitter ou de cílios.

“Prefiro sempre indicar o uso de fixadores próprios para maquiagem para finalizar. Mas, quem não tiver um na hora, pode usar o fixador de cabelos também. E, para aplicar pedrarias maiores, pode usar cola de cílios”, conta.

Como remover?  “O demaquilante bifásico é uma das melhores opções, pois ajuda a ‘amolecer’ a purpurina. Aplique em um disco de algodão e vá fazendo movimentos circulares delicados. Repita o passo quantas vezes for necessário. Lave o rosto como de costume, use um tônico facial e não esqueça de hidratar a pele!”, orienta a especialista.

Glitter nos olhos

 

 

A área dos olhos é uma das mais sensíveis do corpo e, por isso, a orientação de Gleica é investir nas sombras pigmentadas, que são próprias para essa região. Já Daniella Vaz, maquiadora do Jacques Janine Fashion Mall, completa que as versões em gel também são alternativas fáceis de serem aplicadas.

Como aplicar?  “Não tem muito segredo. Para uma sombra bem pigmentada e fixada, o uso de um primer é essencial! Já para quem for usar o brilho em pó, além do primer, pode contar com a ajuda de um corretivo para preparar a pele e colar o glitter”, indica a profissional do In Beauty.

Como remover?  Um truque infalível para tirar o brilho das pálpebras é usar fita adesiva. “Aplique um pedaço da fita adesiva nas pálpebras e vá puxando delicadamente. Vale fazer isso algumas vezes antes em uma parte limpa da mão para que a cola da fita não agrida tanto a pele dos olhos”, ressalta Gleica.

“Caso alguns glitters insistam em ficar após limpar a pele passe água micelar”, completa Daniella.

Glitter nos lábios

 

Usar brilho de confeiteiro, que pode ser ingerido sem prejudicar a saúde, pode ser o seu segredo para ter os lábios perfeitos com glitter.

Como aplicar?  Na hora de fixar, as dicas da expert são usar hidratante labial, gloss transparente ou batons cremosos de alta duração. Já para colocar o brilho nos lábios, o ideal é utilizar um pincel de maquiagem e ir depositando a purpurina gradualmente.

Como remover? “Assim como nos olhos, vale grudar um pedaço de fita adesiva e ir puxando devagar para remover todo o brilho. Passe um lencinho demaquilante por cima para tirar qualquer resíduo que possa permanecer e um lip balm para hidratar depois”, orienta Gleica.

 

Glitter no corpo

 

 

Glitter nunca é demais e dar aquela “salpicada” com o brilho no corpo ajuda a dar o toque final para a folia Seja nos braços, nos ombros ou no pescoço, o importante é brilhar!

Como aplicar?  “Antes de pensar no brilho, proteger a pele é essencial – e o protetor solar já pode ajudar a grudar o glitter no corpo. Também dá para usar creme ou pomada hidratante, gel de cabelo (sem álcool) ou fixador de cabelos”, comenta Vitor Beletatti,hairstylist do salão In Beauty.

Como remover?  Guarde o sabonete para depois! De acordo com o profissional, investir primeiro no combo óleo vegetal (como o de amêndoas ou coco) e uma esponja vai ser muito mais eficiente nessa tarefa. O truque da fita adesiva também vale para tirar o brilho do corpo. Depois, é só tomar banho

Glitter no cabelo

A purpurina também combina com as madeixas! O único detalhe importante é não esquecer de tirar tudo depois do bloco.

Como aplicar?  “Existem dois caminhos: você pode passar um pouco de gel na raiz e colocar o brilho com a ajuda de um pincel, ou colocar o brilho primeiro e depois borrifar o spray fixador”, comenta Vitor.

Como remover?  Limpar os fios pode ser uma tarefa chata, mas existem truques para isso. Segundo Vitor, antes de usar o shampoo, passe um pouco de óleo de coco nos fios e deixe agir. O óleo vai fazer com que a purpurina “escorra” mais facilmente do cabelo.  Já o brilho concentrado na linha da raiz, pode ser tirado com a ajuda de um rolo removedor de pelos.

 

Quais são os cuidados essenciais para apostar no glitter?

Agora que você aprendeu como aplicar e remover todo o glitter que usar na folia, é importante saber algumas dicas essenciais. A primeira é só escolher àquelas produtos que são mais indicadas para isso, ou seja, próprios para maquiagem.

Em segundo lugar, cuidado onde vai aplicar. “A região que exige uma atenção maior é a pálpebra, pois a pele é mais sensível do que a do restante do rosto e também tem o risco de cair glitter dentro dos olhos”, ressalta Ítalo Leite, maquiador do Werner Coiffeur.

“Também sempre devemos ter cuidado com possíveis alergias”, diz Daniella Vaz. Preste atenção ao prazo de validade e com os componentes do produto. Também não “esfregue” o glitter na pele e não aplique por cima de nenhuma ferida para não deixar a área irritada.

Além disso, se você quer curtir o carnaval e se jogar na purpurina sem peso na consciência considere investir nas opções biodegradáveis.

Um bom carnaval e esperamos que tenham curtido as dicas!

Disponível em: delas.ig.com.br

 

 

 

Disponível em:

Leia também