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‘Mindfulness’, nova técnica que promete ajudar no combate ao estresse e na concentração

Por Cristiane Melo - 8 de agosto de 2019

Infelizmente nós mulheres multitarefa, e porque não dizer os homens inseridos neste mundo capitalista e extremamente competitivo, vivemos cada vez mais controlados pela ditadura do tempo. Ligamos o piloto automático logo cedo e assim continuamos pelo resto do dia. Temos hora para acordar, arrumar as crianças, levar para escola, trabalhar, almoçar as 12 horas, mesmo não estando com fome, enfim, vários afazeres vão surgindo durante o nosso dia e vamos resolvendo ou aumentando nossa lista de pendências. Não sei você, mas vivo com a sensação de que meu dia foi curto e que deixei  alguma coisa por fazer. Vivemos correndo, temos tempos para tudo, menos para nós, menos para nossos filhos, menos para nossos maridos, ou esposas, menos para viver de forma plena.Em conversas informais com mulheres que trabalham, estudam, cuidam do lar, família e etc, o que se percebe é que ao final do dia o esgotamento físico, exaustão e cansaço mental são realidades enfrentadas quase que unanimemente. A mente não para um segundo sequer. Fazemos uma tarefa já pensando na outra, nossa mente não para de funcionar e assim nossos dias passam, a vida passa, abreviamos muita coisa, deixamos de viver outras, o tempo passa e não nos damos conta de que somos seres mortais e que de nada adianta tanta correria.

De que forma desacelerar? Como reduzir o estresse? De que forma viver plenamente, sem muita autocobrança, com compaixão de si e dos demais? Existe um treinamento da mente chamado Mindfullness que pode nos ajudar nestas e em outras ações super benéficas para nossa saúde física, mental, emocional e até espiritual. Segundo a fisioterapeuta especialista em Mindfulness, Virgínia Paim, através da meditação e do treinamento da mente é possível desenvolver o equilíbrio emocional, reduzir o estresse e ter uma vida mais plena.

Sobre o Mindfulness

Mindfulness é um treinamento da mente que tem por objetivo promover a auto regulação da atenção, desenvolver foco, concentração, equilíbrio emocional e redução do estresse. A prática de Mindfulness ou Atenção Plena nos permite desenvolver a consciência plena no momento presente com abertura, aceitação, curiosidade, gentileza e sem julgamentos.O desenvolvimento de Mindfulness é apoiado na sua vontade, intenção, respiração, corpo e numa dedicação à prática. É simples, natural e sem esforço.A meditação da Consciência Plena surgiu há mais de 2.500 anos e tem raízes na cultura oriental. Agora, vem sendo disseminada no mundo todo, principalmente na área de saúde, educação e organizações.Mindfulness está embasada cientificamente e vem sendo aplicada terapeuticamente em Clínicas para Redução do Estresse e Ansiedade, Tratamento da Dor Crônica e Distúrbios Psicossomáticos. A eficácia e a efetividade das intervenções baseadas em mindfulness (IBM) para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, mas com níveis elevados de “estresse”, como profissionais, estudantes, atletas, entre outros.

Benefícios da prática de Mindfulness:

Aumento da consciência corporal e diminuição da dor crônica;
Regulação das emoções;
Maior concentração;
Maior habilidade e criatividade para lidar com os desafios da vida;
Maior habilidade na relação intrapessoal e interpessoal;
Desenvolvimento da inteligência emocional;
Redução do estresse, ansiedade e depressão;
Melhora da qualidade do sono;
É uma prática que promove melhorias na saúde em geral: física, mental, emocional, social e espiritual.

Todas as pessoas podem e são capazes de desenvolver Mindfulness.

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