Portal Viver Mais



Enquanto há vida há esperança

Por Portal Viver Mais em 22/03/17 12:38
(Foto: )

Essa semana tive a alegria de acompanhar a saída de um paciente que estava internado há dois anos em uma unidade de terapia semi-intensiva do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA),  maior hospital público de Feira de Santana e região. A desospitalização de José Carlos Bispo Gonçalves, 41 anos, serve para refletirmos muito sobre o quanto vale a pena acreditar na vida ainda que todos os indícios seja de desesperança, ainda que o cenário seja frio e desolador como de uma UTI.

Zé, como é carinhosamente chamado pela equipe do HGCA, sofre de uma doença degenerativa identificada como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ele perdeu os movimentos do corpo e atualmente precisa de um aparelho de ventilação mecânica para respirar. Apesar de todas as limitações, José Carlos , está consciente e super lúcido. Fico imaginando o quanto o psicológico desse paciente deve ter ficado abalado. Afinal dois anos morando num leito de hospital sem dúvida é algo muito difícil. Quantas pessoas, ao longo desse período, ele viu morrer? Quantas ele presenciou ter alta, enquanto ele ficava internado sem nenhuma perspectiva de voltar para casa?  

Neste vídeo você vai acompanhar a saída de José Carlos do hospital. A emoção de familiares e a satisfação e alegria dele em poder voltar para casa. Vamos assistir e compartilhar para que outras pessoas que estejam na mesma situação, também possam ter mais esperança na vida e confiar que mesmo estando numa situação semelhante ou passando por dificuldades em outras áreas, nosso amanhã é um mistério e temos que viver nosso hoje da melhor forma possível. Sempre digo isso aos que me cercam, somos nosso maior tesouro e riqueza, portanto, manter o equilíbrio emocional vai refletir em todos os aspectos de nossa vida.   

 

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso formulário de contato.

Adriana Matos e Cristiane Melo


Somos Adriana Matos e Cristiane Melo. Mulheres apaixonadas pela vida, pela profissão que escolhemos, pela família e pelas filhas. Criamos o blog para inspirar as pessoas a viverem mais e melhor, de forma que tenham qualidade de vida e (re) aprendam a viver diariamente de maneira plena e saudável, cuidando de si e do outro, superando obstáculos, alimentando projetos, estabelecendo metas e realizando sonhos. saiba mais

Vídeos


Oi gente, estamos no Setembro Verde, mês de incentivo a doação de órgãos  e tecidos. Já presenciei alguns  momentos de desespero e de dor no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) onde trabalho como assessora de comunicação. Sem dúvida perder um ente querido, um parente ou familiar e ter consciência de que os órgãos dessa pessoa podem salvar outras vidas, com toda certeza não é uma decisão fácil de ser tomada. Imagine você ver um familiar com batimentos cardíacos, o corpo ainda quente, tudo aparentemente bem, porém com diagnóstico de morte encefálica ou seja, morte cerebral. É nesse exato momento que a família faz valer a vontade do paciente que em vida declarou o desejo de ser um doador de órgãos.

Veja mais

Parceiros


Arquivos


Mais Lidas


Instagram


Desenvolvido por: