Quem quiser aproveitar o Esquenta Micareta, neste domingo (7), sem deixar de lado a proteção, pode fazer a retirada de camisinhas no estande da Secretaria Municipal de Saúde que estará no meio do circuito localizado na Avenida Fraga Maia.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Vanessa Sampaio, cerca de mil camisinhas devem ser distribuídas para os foliões durante o evento.
“As festas são ocasiões para se divertir, ninguém vem pra rua querendo voltar com um infectado por um vírus, como a sífilis ou o HIV. Então, o uso da camisinha é indispensável para quem preza pela segurança e quer manter a saúde em dia”, destacou.
De acordo com Vanessa, durante o Esquenta também serão feitas orientações para uma relação segura e o cadastramento para uso de medicamentos destinados à pré e pós-exposição aos vírus transmissores das ISTs, além do autoteste.
“Este ano, temos uma novidade que é o autoteste para diagnóstico das infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual. Mais de 200 testes rápidos serão concedidos de forma gratuita e todos podem fazer. Antes da entrega, haverá uma demonstração de como deve ser feito, mas de forma resumida, é passado na gengiva”, explicou.