booked.net

A hora certa para começar a praticar corrida

15 de março de 2024

Foto: Cristiane Melo

A corrida de rua tem ganhado cada vez mais adpetos e se tornado uma fonte de saúde mental e física, especialmente para mulheres maduras que buscam um estilo de vida ativo e equilibrado.

No Direto ao Ponto desta sexta-feira (15), programa que acontece semanalmente no programa Bom Dia Feira, na Princesa FM, a jornalista Cristiane Melo conversou com uma das apaixonadas por este mundo, a cirurgiã cardiovascular e meia-maratonista Ivana De Lamônica, que iniciou a pratica aos 57 anos.

‘Correr não é apenas sobre performance, mas sim sobre autocuidado e determinação pessoal. Para uma mulher, mãe, avó, médica e empresária iniciar a corrida de rua aos 57 anos foi uma jornada transformadora, repleta de benefícios físicos e emocionais. É um momento precioso de autodescoberta. A corrida proporciona uma pausa necessária no turbilhão do cotidiano, sendo um poderoso antídoto contra ansiedade e depressão, graças à liberação de endorfinas que promovem o bem-estar e melhoram o humor. Mais do que isso, a prática da corrida após os 50 anos é um exemplo inspirador para as gerações mais jovens, incentivando-as a adotarem um estilo de vida saudável desde cedo. Correr não é sobre competir por pódios ou alcançar determinados ritmos, mas sim sobre correr por si mesma, por sua saúde e bem-estar. E para as mulheres maduras que decidem iniciar essa jornada, os benefícios são imensuráveis, refletindo-se não apenas em seus corpos, mas também em suas mentes e espíritos’, analisa Ivana.

A médica falou ainda sobre os benefícios da prática regular da corrida para o fortalecimento do sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames. Além de contribuir para a saúde óssea e muscular, prevenindo condições como osteoporose e sarcopenia, comuns em mulheres mais maduras.

A entrevista completa você pode conferir no canal do Youtube do Portal Viver Mais.

Assista aqui.