Carreta do SUS oferece consultas e exames cardiológicos em Feira de Santana e atende 28 municípios baianos
Unidade móvel ficará na cidade por 30 dias e disponibiliza atendimento especializado para pacientes encaminhados pela rede pública de saúde
Moradores de Feira de Santana e de outros 27 municípios baianos contam com uma nova estrutura para consultas e exames cardiológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A carreta de cardiologia do programa Agora Tem Especialistas iniciou os atendimentos na cidade na segunda-feira (19 de outubro) e permanecerá no município durante 30 dias.
Instalada no estacionamento da Policlínica Regional de Saúde, no bairro 35º BI, a unidade móvel busca ampliar o acesso a consultas especializadas, contribuir para a identificação precoce de doenças cardiovasculares e reduzir o tempo de espera por exames.
Quais consultas e exames são oferecidos?
A estrutura disponibiliza consultas com cardiologista, exames laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma, radiografia de tórax, teste ergométrico e monitoramento cardíaco por Holter, que permite registrar a atividade elétrica do coração durante 24 a 48 horas.
Também são realizadas avaliações cardiológicas e de risco cirúrgico, além de procedimentos voltados à investigação de condições como insuficiência cardíaca e síndrome coronariana crônica.
Esses serviços ajudam a identificar alterações no funcionamento do coração e contribuem para orientar o acompanhamento médico e a definição dos cuidados necessários para cada paciente.
Como conseguir atendimento?
O acesso à carreta ocorre, preferencialmente, por meio do encaminhamento da rede pública de saúde. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar informações sobre agendamento e disponibilidade de atendimento.
Quem comparecer ao local sem agendamento pode procurar a equipe de regulação presente na unidade para receber orientações e verificar a possibilidade de atendimento.
Para os moradores dos municípios vizinhos, o transporte até Feira de Santana será organizado pelas respectivas prefeituras, por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Onde fica a carreta e quais cidades são atendidas?
A unidade está instalada no estacionamento da Policlínica Regional de Saúde, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro 35º BI, nas proximidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os atendimentos são realizados dentro da própria carreta.
O serviço contempla moradores dos seguintes municípios:
- Feira de Santana;
- Amélia Rodrigues;
- Anguera;
- Antônio Cardoso;
- Baixa Grande;
- Candeal;
- Capela do Alto Alegre;
- Conceição do Jacuípe;
- Coração de Maria;
- Gavião;
- Ichu;
- Ipecaetá;
- Ipirá;
- Irará;
- Mundo Novo;
- Nova Fátima;
- Pé de Serra;
- Pintadas;
- Rafael Jambeiro;
- Riachão do Jacuípe;
- Santa Bárbara;
- Santanópolis;
- Santo Estêvão;
- São Gonçalo dos Campos;
- Serra Preta;
- Tanquinho;
- Teodoro Sampaio;
- Terra Nova.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, voltado à ampliação do acesso da população a consultas, exames e outros serviços especializados pelo SUS.