Julho Amarelo: Saúde reforça prevenção às hepatites virais e acompanha mais de 1,7 mil pacientes em Feira de Santana

Julho Amarelo: Saúde reforça prevenção às hepatites virais e acompanha mais de 1,7 mil pacientes em Feira de Santana

No mês dedicado à conscientização e à prevenção das hepatites virais, o Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento dessas doenças que acometem o fígado e, na maioria das vezes, evoluem de forma silenciosa.

Atualmente, o Centro de Referência Municipal IST/HIV e Hepatites Virais, localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE), acompanha 1.708 pacientes – são moradores de Feira de Santana e municípios pactuados. Desse total, 836 têm diagnóstico de hepatite B e 872 de hepatite C. Somente neste ano, 56 novos pacientes passaram a ser assistidos pelo serviço.

As hepatites virais são caracterizadas pela inflamação do fígado e, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer hepático. Além da infecção por vírus, as hepatites também podem ter outras causas, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso indiscriminado de medicamentos e chás. Entre as principais formas de transmissão das hepatites virais estão as relações sexuais desprotegidas e o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como lâminas de barbear, alicates de unha e seringas.

A coordenadora do Centro de Referência Municipal IST/HIV e Hepatites Virais, Vanessa Sampaio, destaca que os pacientes diagnosticados recebem assistência integral e gratuita durante todo o tratamento.

“Além do acompanhamento clínico, os usuários têm acesso à realização de exames laboratoriais e ao fornecimento gratuito dos medicamentos necessários para o tratamento”, ressalta.

O acesso ao Centro de Referência pode ocorrer por demanda espontânea ou mediante encaminhamento da Atenção Primária à Saúde ou de qualquer outra instituição da rede de saúde.

No serviço, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por hepatologista, infectologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem, garantindo atendimento integral e humanizado.

Testes rápidos

Como estratégia para ampliar o diagnóstico precoce, a rede municipal mantém a oferta de testes rápidos para hepatites virais. O serviço é disponibilizado tanto nas unidades da rede municipal de Saúde quanto no Centro de Referência Municipal IST/HIV e Hepatites Virais.

Somente neste ano, já foram realizados 4.739 testes rápidos, sendo 2.351 para hepatite B e 2.388 para hepatite C. Em todo  2025, entre janeiro e julho, foram contabilizados 3.525 testes, dos quais 2.008 para hepatite B e 1.517 para hepatite C.

A referência técnica em hepatite, Telma Nandiara, reforça a importância da vacinação da hepatite B e hepatite A, que são ofertadas na rede municipal de Saúde.

“É importante manter o calendário de vacinação atualizado como medida de prevenção, bem como é recomendado o não compartilhamento de material perfurocortante e evitar a relação sexual desprotegida”, salienta.

Dia de conscientização

Como parte da programação do Julho Amarelo, no próximo dia 28, o Centro de Referência Municipal IST/HIV e Hepatites Virais promoverá salas de espera com ações educativas voltadas aos pacientes e usuários do serviço. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adesão ao acompanhamento e ao tratamento das hepatites virais.

Últimas Matérias

Jovem de 15 anos de Feira de Santana Lança “O Diário de uma Sonhadora” no II Encontro de Escritores Infantojuvenis Bahiano. Khiara Perdiz Sampaio destaca-se como jovem autora na literatura baiana, além de ser artista visual.

Jovem de 15 anos de Feira de Santana Lança “O Diário de uma Sonhadora” no II Encontro de Escritores Infantojuvenis Bahiano. Khiara Perdiz Sampaio destaca-se como jovem autora na literatura baiana, além de ser artista visual.

A jovem escritora e artista de Feira de Santana, Khiara Perdiz Sampaio, 15 anos, marcou presença no II Encontro de...

NH Feira de Santana recebe doações para Campanha do Agasalho da Polícia Militar pelo segundo ano

NH Feira de Santana recebe doações para Campanha do Agasalho da Polícia Militar pelo segundo ano

Com a chegada do período mais frio do ano, pequenos gestos ganham ainda mais significado para quem enfrenta dificuldades. Em...

Livro que concorre ao prêmio Jabuti será lançado em Feira de Santana

Livro que concorre ao prêmio Jabuti será lançado em Feira de Santana

“A menina que coloria a vida”, obra poética ilustrada pela multiartista Flor de Lis Alencar, terá lançamento festivo no dia...

Abertas as inscrições para o Vestibular UNIFAN 2026.2 em Feira de Santana

Abertas as inscrições para o Vestibular UNIFAN 2026.2 em Feira de Santana

As inscrições para o Vestibular UNIFAN 2026.2 já estão abertas e marcam o início de uma nova etapa para estudantes...