booked.net

Cresce número de casos de sífilis em Feira de Santana

21 de outubro de 2024

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no dia 19 de outubro. Uma data que tem o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Em Feira de Santana os números da sífilis mostram um aumento nos casos. Em 2022 foram 307, em 2023 foram 369 e em 2024 já são 191 casos até o mês de agosto.

Quem quiser realizar o teste de sífilis em Feira de Santana basta ir até o CSE e procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento. Não é necessário o pedido do médico. Basta levar um documento com foto, o cartão do SUS e dizer que quer realizar o teste. O serviço funciona de segunda a sexta.

Toda mulher grávida precisa fazer o teste para a sífilis, não só ela, como também o parceiro. Além disso, toda pessoa que tem vida sexual ativa, sem o uso do preservativo, é uma pessoa vulnerável a adquirir a sífilis. Porém existe um perfil com maior incidência.

A faixa etária de maior acometimento é a faixa etária jovem e a mulher em idade reprodutiva, cerca de 20 até 39 anos. Isso não só para a sífilis, como para as outras ISTs. Para tratar a sífilis, há medicação disponível, não só Centro de Referência, mas em toda atenção básica da rede de saúde de Feira de Santana.