A coordenadora da Rede Frio da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, Carlita Correia, chamou a atenção nesta quarta-feira (30) para o surgimento da nova subvariante da Ômicron, denominada XEC no Brasil e a importância de manter o esquema de vacinação completo das crianças contra o vírus da covid.
Segundo Carlita Correia, em entrevista ao Folha do Estado, o município recebeu 1.500 doses da vacina XBB, cuja validade de congelamento só vai até o final de novembro, e retomou a imunização que estava paralisada por falta de doses. Ela explicou que a vacina pode ser encontrada nos postos centrais da sede e dos distritos para facilitar sua aplicação e monitoramento.
“Elas foram distribuídas para as unidades de saúde que têm maior procura na sede e nos distritos. São unidades que a gente consegue fazer um fluxo de distribuição, no qual a população consiga o mais próximo possível de sua residência, mas que a gente também consegue monitorar por conta do prazo de validade. A vacina é para crianças acima de seis meses e menor que 5 anos de idade, que estão iniciando o esquema vacinal e também crianças maiores que não fizeram o esquema. As crianças entre seis meses e 5 anos precisam fazer as três doses completas. Nesse momento só chegou para criança, a gente não tem a de adulto no município neste momento”, informou.
De acordo com a coordenadora da Rede Frio, crianças com sintomas gripais devem aguardar a melhora da doença para serem vacinadas.
“Às vezes as vacinas já produzem nas crianças certos sintomas que são próprios da imunização, e quando a gente leva com sintomas de resfriados, vírus respiratórios, isso dificulta entender o comportamento da criança se tiver alguma reação pós-vacinal. O ideal é esperar os sintomas cessarem para levar.”
Carlita Correia destacou que a covid continua circulando e trazendo complicações no público infantil.
“Sabemos que a covid não acabou, então é importante que as crianças estejam imunizadas, pois ainda existem complicações em crianças por questão da covid. Tivemos a notícia de uma nova subvariante da Ômicron, que é a XEC, que está circulando, e vemos que as pessoas precisam estar imunizadas, pois foi a causa dessa segurança e da redução dos casos de covid no município de Feira, bem como em todo o Brasil. E agora é rotina para crianças de 6 meses a menor que 5 anos, ou seja, com 4 anos, 11 meses e 29 dias. E as crianças a partir de 5 anos que ainda não tomaram a vacina podem fazer uma dose única para fechar o esquema vacinal obrigatório.”
Ela esclareceu ainda que essa vacina é a de reforço, a XBB, que substituiu a bivalente.
“É segura, e tanto crianças quanto adultos podem ser vacinados. Então pessoas adultas que nunca fizeram o esquema vacinal podem se vacinar, como idosos, gestantes, que também entraram no calendário de vacinação, além de pessoas imuno comprometidas e os profissionais de saúde, de clínicas, hospitais, farmácias, que englobam essa categoria.”
Veja abaixo os locais de vacinação disponibilizados pela secretaria:
? EAP (Equipe de Atenção Primária)
?IRMÃ DULCE,
?CASSA,
?MANGABEIRA,
?CASEB I,
?SERRARIA BRASIL,
?DISPENSÁRIO SANTANA,
?SUBAÉ
?DISTRITOS:
?IPUAÇU
?BONFIM DE FEIRA
?JAÍBA
?JAGUARA
?SÃO JOSÉ
?HUMILDES 1
?MATINHA
?TIQUARUÇU
? USF SAÚDE NA HORA (Até as 20h30)
?USFs Campo Limpo I, V e VI, ?Liberdade I, II e III,
?Queimadinha I, II e III,
?Parque Ipê I, II e III,
?Videiras I, II e III e
?Rua Nova II, III e Barroquinha.
?George 3,4 e Campo limpo 4
?USF
?CSU,
?baraunas,
?Caseb 2
Informações Jornal Folha do Estado